«

»

Plasticidade Cerebral

Neuroplasticidade é a propriedade do Sistema Nervoso Central (SNC) de modificar seu funcionamento e reorganizar-se estruturalmente para compensar mudanças ambientais ou quando ocorre uma lesão. Os circuitos cerebrais passam por modificações para processar as novas informações. Toda a aprendizagem, treinamento e aquisição de novos comportamentos e conhecimentos dependem das modificações plásticas cerebrais.
O Sistema Nervoso Central (SNC) apresenta propriedades específicas, impondo funcionamento altamente complexo, desde a sua estrutura molecular até a ação baseada em sistemas de redes neuronais intensamente interconectadas.
No período de gestação, pode ser mudada a forma, o tipo, a localização das células, com quem e como elas serão interconectadas. Durante o desenvolvimento o SNC é extremamente plástico, ou seja, acontecem inúmeras transformações, adaptações funcionais e novas conexões neuronais, fundamentais para que o funcionamento cerebral possa ser harmônico, efetivo e específico.
Já o cérebro maduro apresenta plasticidade limitada, mas, verifica-se que este sistema não é totalmente rígido em sua estrutura, considerando a evolução favorável em muitos pacientes com lesão no SNC, principalmente naqueles submetidos à reabilitação.

A Fisioterapia Neurológica existe porque há a neuroplasticidade, se não houvesse possibilidade do cérebro realizar novas conexões e adaptar alguns neurônios a executarem a função de outros que foram lesados, não haveria razão para existir o trabalho de Reabilitação, pois toda perda de função seria imutável, sem chance de conquistas funcionais.

          Siomara Malta Nicacio

Crefito 3/32149-F

Link permanente para este artigo: http://fisioterapiaalphaville.com/?p=69