«

»

Dicas para uma gestação saudável

A gravidez é um momento belo e mágico na vida da mulher, e deve ser vivido da maneira mais saudável e feliz.

Em virtude das mudanças que ocorrem neste período, como alterações hormonais, posturais e emocionais, a gestante necessita de atenção especial à saúde.
O acompanhamento pré-natal com o médico obstetra sem dúvida é a base para uma gestação saudável. Porém, algumas orientações e atividades complementares promovem melhor qualidade de vida para a gestante e o bebê.
A rotina alimentar acompanhada por profissional Nutricionista favorece o controle de peso e o consumo adequado de nutrientes necessários para suprir as necessidades do corpo da mãe e do bebê.

A Fisioterapia Obstétrica (ou Ginástica para Gestante) é uma área da Fisioterapia que visa dar suporte à gestante proporcionando maior disposição e bem-estar, diminuindo os desconfortos gerados pelas alterações posturais, além de prepará-la para o parto e favorecer o retorno corporal no pós-parto. São exercícios de alongamento, fortalecimento e respiratórios abrangendo grupos musculares específicos para esse período e devendo sempre serem iniciados após o primeiro trimestre gestacional.

A Terapia Aquática ou hidroginástica é também uma boa opção de atividade, pois favorece a redução do inchaço, melhora a condição cardiopulmonar, aumenta a disposição e prepara para o parto.
Atividades de baixo impacto como Yoga ou aulas de alongamento e caminhadas leves também podem ser incluídas na rotina da futura mamãe.
Outra terapia complementar que deve ser ressaltada é a Drenagem Linfática Terapêutica com profissional especializado devendo também fazer parte do programa de tratamento.
Massagens relaxantes e cuidados da pele com hidratantes e óleos, favorecem maior bem-estar, aumenta a auto-estima e desperta a vitalidade que existe dentro de toda mulher.

Acupuntura é mais uma opção afim de amenizar os desconfortos da gestação e promover bem-estar físico e mental.
* É importante que a gestante tenha autorização médica para a prática da atividade física (solo ou aquática), acupuntura e para a Drenagem Linfática. Além de ser submetida à avaliação específica do profissional responsável. 

Ft. Ms. Siomara Malta Nicacio
Crefito 3/32149F

Link permanente para este artigo: http://fisioterapiaalphaville.com/?p=1220