Arquivo por categoria: Pediatria

Artigos Diversos

Fiocruz lança cartilha infantil sobre como combater o Aedes Aegypti

  Fiocruz acaba de lançar a cartilha ‘Os pequenos mosqueteiros contra dengue, zika e chikungunya’. A partir de histórias e jogos, as crianças podem aprender sobre as três doenças, o mosquito transmissor e as formas de combatê-lo. Faça o download gratuito do documento. http://bit.ly/2jzHxIX  

Link permanente para este artigo: http://fisioterapiaalphaville.com/?p=1445

Fisioterapia Respiratória Pediátrica

  Primeiramente vamos entender o que é a Fisioterapia Respiratória. É o meio utilizado para promover o estabelecimento ou restabelecimento da função pulmonar utilizando técnicas manuais e/ou com auxílio de equipamentos, exercícios ativos, ativo-assistidos ou passivos além de procedimentos técnicos (como aspiração das vias aéreas, por exemplo). De um modo geral, os objetivos são favorecer a capacidade …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://fisioterapiaalphaville.com/?p=1294

Síndrome do Bebê Chiador

Diversas formas de acometimento do sistema respiratório nos primeiros anos de vida são caracterizadas pelo sintoma comum de chiado (ou sibilância), isto lhe confere a conhecida Síndrome do Lactente Chiador (ou Sibilante). Essa denominação provém da sonoridade causada pela passagem do ar ao longo das vias aéreas parcialmente ocluídas, ocasionando a vibração das paredes brônquicas …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://fisioterapiaalphaville.com/?p=410

Paralisia Cerebral

  A Paralisia Cerebral (PC)  embora esteja no ítem “Doenças Neurológicas Infantis” não é uma patologia em sí, podendo ser descrita como distúrbio ou dano cerebral não progressivo que ocorre durante desenvolvimento fetal ou da criança, e que pode acarretar desordens do desenvolvimento, do movimento e da postura, causando limitação das atividades. As desordens motoras da …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://fisioterapiaalphaville.com/?p=505

A Massagem do Bebê

A Técnica de massagem em bebês mais conhecida no Brasil denomina-se Shantala, trazida da Índia pelo médico francês Frédérick Leboyer. Na década de 60, em uma de suas viagens à Índia, Leboyer observou uma indiana acariciando e massageando todo o corpo do seu bebê, foi então, a partir daquela cena ele passou a estudar os …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://fisioterapiaalphaville.com/?p=296

Links de Atualizações Científicas e Associações

  Abaixo seguem alguns links nacionais e internacionais de sites em pediatria, neurologia e pneumologia disponíveis para consulta em literatura e eventos científicos American Academy of Neurology  Academia Brasileira de Neurologia American Academy for Cerebral Palsy and Developmental Medicine Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD  Associação Brasileira de Asmáticos São Paulo – ABRA SP …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://fisioterapiaalphaville.com/?p=127

Periódicos

Periódicos nacionais e internacionais disponíveis no meio científico com atualidades em pediatria, neurologia ou pneumologia (disponíveis online ou através de assinatura) Acta Paediatrica Developmental Medicine & Child Neurology Jornal de Pediatria Journal of Pediatrics Neurology Pediatric Pulmology Physical & Occupational Therapy in Pediatrics Journal of Human Growth and Developmental (Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento) …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://fisioterapiaalphaville.com/?p=119

ECA Estatuto da Criança e do Adolescente

LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.
Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Título I
Das Disposições Preliminares

Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

Link permanente para este artigo: http://fisioterapiaalphaville.com/?p=49

Desenvolvimento Motor Infantil

Desenvolvimento Motor Infantil

O processo de desenvolvimento do ser humano compreende uma complexa seqüência de eventos fisiológicos e mudanças comportamentais que se iniciam na concepção até a vida adulta e morte.
Desde a fecundação, as células responsáveis pelo processo de formação do feto participam de uma série de situações em que se multiplicam e se transformam com a finalidade de gerar um organismo íntegro, maduro e harmônico para o seu funcionamento.

Link permanente para este artigo: http://fisioterapiaalphaville.com/?p=54

Plasticidade Cerebral

Neuroplasticidade é a propriedade do Sistema Nervoso Central (SNC) de modificar seu funcionamento e reorganizar-se estruturalmente para compensar mudanças ambientais ou quando ocorre uma lesão. Os circuitos cerebrais passam por modificações para processar as novas informações. Toda a aprendizagem, treinamento e aquisição de novos comportamentos e conhecimentos dependem das modificações plásticas cerebrais. O Sistema Nervoso …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://fisioterapiaalphaville.com/?p=69

Posts mais antigos «

Carregar mais itens